A radiação solar chega a Terra aquecendo o planeta e promovendo vida. Porém, parte destas ondas eletromagnéticas compõem o espectro da radiação ultra-violeta, que tem potencial para lesar a pele e os tecidos oculares a longo prazo, contribuindo para o surgimento de pterígio, catarata e degeneração macular relacionada à idade nos olhos, além dos tumores de pele, especialmente se levarmos em consideração o aumento de expectativa de vida da população.
Assim, a proteção contra este tipo de radiação é extremamente importante para se evitar o aumento destas doenças. A ZEISS lançará em novembro deste ano uma nova tecnologia chamada de UVProtect, que expande o nível de proteção contra os raios ultra-violeta em lentes transparentes para um bloqueio máximo.
Essas novas lentes serão capazes de bloquear comprimentos de onda de até 400 nanômetros (a Organização Mundial de Saúde estabelece como adequada a proteção em torno de 380nm). Com a utilização destas novas tecnologias, esperamos aumentar a segurança dos pacientes em relação à exposição ao sol.
Quer discutir mais sobre este assunto entre tantos outros ligados à saúde ocular? Dispomos de uma equipe de oftalmologistas formados pela Faculdade de Medicina da USP para atendê-los.