Sarampo e os Olhos

https://www.fabriciowitzel.com.br/wp-content/uploads/2018/08/sarampo-628x353.jpg

Com o ressurgimento do sarampo e da poliomielite nos últimos meses, temos enfrentado o temor de enfrentarmos novamente as complicações relacionadas a estas doenças.

Especificamente em relação ao sarampo, além de todas as alterações clínicas (manchas avermelhadas, febre, tosse, mal-estar, coriza e manchas brancas na parte interna das bochechas), o olho pode ser afetado irreversivelmente. Gestantes infectadas pelo vírus podem dar a luz a crianças com muitas complicações oftalmológicas como catarata congênita, cicatrizes de retina e anomalias no nervo óptico que comprometem a visão para sempre.

Já nas crianças afetadas depois do nascimento, muitas delas desenvolvem conjuntivite e algumas podem ter a córnea alterada pelo vírus com o aparecimento de cicatrizes corneanas que podem diminuir permanentemente a visão. Alguns indivíduos podem terminar precisando de transplante de córnea para tratamento destas cicatrizes, com todas as complicações que uma cirurgia como esta pode causar.

O governo, preocupado com o retorno destas doenças, preparou o chamado Dia D da vacinação, que foi realizado neste sábado, 18 de agosto. A vacina é um método altamente eficaz para prevenção das alterações clínicas e oftalmológicas. Assim, se você tem contato com crianças até os 5 anos de idade, oriente a vacinação que ainda está em curso nos postos de saúde. Isto pode não só prevenir perda de visão, como proteger a vida das pessoas.

AGENDE SUA CONSULTA